Pular para o conteúdo principal

TRADUTOR

AMAPÁ - Pontos Turísticos

Conheça um pouco mais do Amapá

Fortaleza de São José de Macapá

Fortaleza de São José de Macapá

Construída entre 1764 e 1782, seu projeto, de autoria do engenheiro Henrique Antônio Gallúcio, foi inspirado em modelo do engenheiro militar francês Sebastien Le Preste, Marquês de Vauban. 

Foi erguida pelas mãos de negros e índios, escravos da colonização portuguesa. 

A Fortaleza de São José de Macapá é, para os amapaenses, uma de suas maiores referências, por representar um marco cultural, arquitetônico e histórico do Estado e do país. 

Está localizada na foz do Rio Amazonas, em frente à cidade de Macapá, e edificada 18 metros acima do nível das águas. 

No passado, tinha a função de garantir o domínio lusitano no extremo norte do Brasil, evitando as incursões estrangeiras, assegurando assim, definitivamente, a conquista da Amazônia. 

Vista de cima, a Fortaleza se assemelha a uma estrela, pela disposição de seus quatro baluartes, batizados pelo então Governador e Capitão-General Fernando da Costa de Athayde Teive com os nomes de Madre de Deus, São Pedro, Nossa Senhora da Conceição e São José.

Em seu interior, encontram-se os prédios que abrigavam os antigos armazéns, capela, casa de oficiais e do comandante, casamatas, paiol e hospital, além dos elementos externos componentes do complexo, como revelim, redente, fosso seco e baterias baixas.

Em 22 de março de 1950, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN. passou a ser patrimônio histórico nacional. Recentemente reformada pelo Governo do Estado, a Fortaleza ganhou o Museu Joaquim Caetano da Silva, e o serviço de visita monitorada por guias.
Monumento Marco Zero do Equador
Monumento Marco Zero do Equador

É formado pelo Monumento do Marco Zero do Equador, Estádio Zerão, Escola Sambódromo de Artes Populares e a Panela do Amapá. 

Monumento Marco do Equador tem como referencial um marco correspondendo à linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, e privilegia Macapá como a única capital brasileira cortada por esse paralelo. Para contemplação do fenômeno natural "equinócio", que acontece nos dias 21 ou 22 de março e 22 ou 23 de setembro, foi construído um "Relógio de Sol".

O Monumento Marco Zero também possui no seu terraço um espaço para shows, além de salão para exposições, bar e lanchonete, lojas para venda de produtos locais etc.
O Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa, o "Zerão", tem capacidade para 8 mil pessoas, e sua concepção permitiu ter o campo de futebol dividido pela linha do Equador, possibilitando que um time de futebol jogue no hemisfério Norte e outro no hemisfério Sul.

A"Escola Sambódromo de Artes Populares" é composta pelo Sambódromo, onde ocorrem o desfile das escolas de samba e dos blocos carnavalescos, o festival da quadra junina e os grandes shows musicais.

Tem capacidade para aproximadamente 18 mil pessoas, e, fora do período momesco, transforma-se na Escola de Artes Populares do Amapá, com salas de aula para cursos de curta e média duração, valorizando segmentos da cultura popular.

A Panela do Amapá foi criada para atender o turista e valorizar a gastronomia regional, com seus temperos exóticos e restaurantes com comidas típicas da região, todo o complexo situa-se a 2 km do centro de Macapá.
Igreja de São José de Macapá
Igreja de São José de Macapá

É o monumento mais antigo da cidade: sua construção data do século XVIII, com sua torre sineira lateral única, e sua fachada remodelada ao gosto neoclássico.

É muito apreciada pela sua simplicidade e beleza da sua arquitetura, trazida pelos jesuítas europeus ainda no século XVI. 

Inaugurada em 6 de março de 1761, algumas modificações foram realizadas na estrutura do prédio após a chegada dos padres do PIME (Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras) em 1948.

Suas paredes têm lápides, que chamam a atenção dos visitantes por guardarem restos mortais de figuras ilustres do Amapá, Av. São José s/n - Bairro Central.
Trapiche Eliezer Levy
Trapiche Eliezer Levy

Originariamente construído na década de 40, é o local onde atracava a maioria das embarcações que chegavam a Macapá. 

Passou por muitas reformas, até ser totalmente reconstruído em concreto armado, constituindo um padrão estrutural permanente, o que contribuiu para melhoria urbanística de Macapá e para a preservação da história do povo amapaense.

Com seus 386 metros de extensão, é servido por um bondinho elétrico para transporte de turistas, sorveteria, área coberta, estação de embarque e desembarque de passageiros, restaurante e uma pequena praça.
Museu Sacada
Museu Sacada

Denominado em homenagem a um dos mais populares cidadãos da história amapaense recente, profundo conhecedor de plantas e ervas medicinais, o Museu transmite à comunidade, por meio de palestras, exposições e seminários, os trabalhos desenvolvidos pelo Governo do Estado através do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá - IEPA. Retratando as diretrizes do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá - PDSA, é uma alternativa de multiplicação de informações sobre os avanços tecnológicos possíveis de aplicação na busca da melhoria de qualidade de vida. 

A área ocupada pelo projeto possui 12 mil metros quadrados, abrigando um pequeno rio, que servirá para a criação de peixes da região e será uma referência sobre os recursos hídricos e o potencial pesqueiro da região.

Conta com casas típicas do castanheiro, do seringueiro e de várias etnias indígenas existentes no Amapá, proporcionando ao visitante a oportunidade de vivenciar a realidade das comunidades tradicionais da Amazônia, seu modo de vida e suas experiências de sustentabilidade.
Centro de Cultura Negra
Centro de Cultura Negra

Inaugurado em 5 de setembro de 1998, no bairro do Laguinho, representa a revitalização e a valorização da cultura negra no Amapá. Com seis blocos edificados numa aérea de 7,2 mil m2, compreende um Anfiteatro, Museu do Negro, Auditório, Espaço Afro-Religioso, Sala de Múltiplo Uso e Administração.

Trata-se de um espaço democrático, que é utilizado, principalmente, para divulgar e preservar a cultura afro-brasileira, rua General Rondon, s/n - Laguinho.

Teatro das Bacabeiras
Teatro das Bacabeiras

Localizado no centro de Macapá, na praça Veiga Cabral, é o centro das manifestações artísticas e culturais do povo amapaense, destacando-se, ainda, pela sua beleza arquitetônica.

Seu ambiente interno é valorizado por moderno palco, 705 confortáveis poltronas na platéia, sala de dança, sala de imagem e som, camarins individuais e coletivos, projetor de filmes, tela panorâmica e outros recursos, av. Cândido Mendes - Bairro Central.
Casa do Artesão
Casa do Artesão

É o maior centro do artesanato amapaense, seu principal objetivo é fomentar a atividade artesanal no Estado e promover a geração de trabalho e renda para os artesãos locais, possibilitando assim, a exposição e a comercialização de seus produtos. 

O artesanato indígena também está presente, representado pelos trabalhos dos povos Waiãpi, Karipuna, Palikur, Galibi, Apari, Waina, Tirió e Kaxuiana.

Na confecção das peças são utilizados vime, madeira, argila, fibra vegetal, sementes, penas, entre outros elementos retirados da natureza, sem impactar o meio ambiente. 


Av. Azarias Neto s/n- Bairro Central
Telefone para contato: (96) 212 9156.
Texto: Instituto de Desenvolvimento do Turismo do Estado do Amapá (DETUR).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FESTAS POPULARES do TOCANTINS

Festas Populares e Religiosas do estado de Tocantins é algo sensacional que mostra uma cultura em ricos trajes para todos que queiram conhecer. As festas exprimem cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos, e ssas celebrações reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os homens, movimentam e resgatam lembranças e emoções, t em características semelhantes mesmo com enfoques diferenciados, como as manifestações do canto, da dança, da música e, principalmente, o espírito de troca e fortificação, tão bem expressos no dito popular "lavar a alma". As festas populares e religiosas traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma. Boi-Bumbá Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as

FESTAS POPULARES de SÃO PAULO

Festa do Morro do Querosene Três vezes por ano, no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade, acontece a festa do Morro do Querosene.  Versão paulistana das toadas do Bumba-meu-boi, ela existe há dez anos, no Sábado de Aleluia (véspera da Páscoa), acontece o Renascer do Boi, no dia 24 de junho se comemora o Batizado do Boi e em 23 de outubro a Morte do Boi, participam da festa, além dos paulistanos, imigrantes do Maranhão e de Minas Gerais. Festa da Santa Achiropita  No mês de agosto, a colônia italiana em São Paulo comemora o dia de Nossa Senhora Achiropita com uma grande festa popular.  A comemoração, organizada pela comunidade e pela Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, acontece nas ruas 13 de maio e São Vicente, no bairro do Bixiga.  O ponto alto da festa é a comida e a música típicas, a festa de Achiropita é a mais conhecida e tradicional da cidade e atrai todos os anos milhares de visitantes. Festas de São Vito, São Genaro e santo Emídio.  As fes

Festas Populares de Rondônia

Adoro saber sobre festas típicas do nosso país Festas típicas e populares do estado de Rondônia é algo que não podemos perder ou de conhecer, muitas atrações num show colorido de roupas bonitas e danças da região. Arraial - Índia Boi Bumbá Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite. O folclore rondoniense é, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas com influência indígena e amazonense. E uma das grandes festas folclóricas é o Arraial Flor de Maracujá em Porto Velho. É nesta festa que o Boi Bumbá se manifesta. Herdado do Nordeste, o bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas. A festa é quando Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas da